Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.(Clarice Lispector)

07:12Sterphanne Nascimento

Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários.

Não se trata de algo palpável ou que seja de fácil entendimento. Simplificando; LIBERDADE está diretamente relacionada com a VONTADE. Aquilo que se quer, e que se busca sem nos preocuparmos com impedimentos.
Porém, ser livre, está longe de qualquer conceito. Na busca por alcançar a felicidade, muitas pessoas baseiam-se em padrões impostos pela sociedade, e acabam ferindo seus propósitos individuais. Assim acontece com a liberdade; já não se sabe até que ponto querer ser ou estar livre está baseado no que realmente trazemos dentro de nós. Nós seres humanos, por séculos e séculos estamos nos submetendo a pressões e padrões que não nos permitem expressar o que realmente somos e pretendemos ser. Apesar de pregar a liberdade de expressão, a sociedade sempre nos manipula, a ponto de nos fazer agir de modo que não percebemos que o que fazemos, não é o que queremos e sim o que nos é imposto. Não estou querendo despertar em ninguém a vontade revolucionária, e nem mesmo pretendo despertar em mim mesma. Apenas, escrevo da maneira que penso! E penso que precisamos ser autônomos, e buscar os nossos objetivos sem nos preocuparmos com padrões que nos aprisionam. Ser livre, na minha opinião, continua sendo algo "inconceituável". A definição de liberdade, está dentro de cada um de nós; e precisamos ser independentes o suficiente para usa-la ao nosso favor!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Oi adorei o blog.
    Obrigada por passar
    no Oarujo&Hbeg
    Parabéns e muito sucesso no blog.
    Beijoos *-*

    ResponderExcluir

Popular Posts

Flickr Images

Formulário de contato